You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

2º CIHCLB

Arquitetura | 15 Set 2016

CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO LUSO-BRASILEIRA

 

Depois do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira que decorreu em 2013 na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, no Brasil, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto recebe, até ao dia 16 de setembro, o 2º CIHCLB. Dedicado ao tema Culturas Partilhadas, o congresso pretende “constituir um fórum de debate dos estudos mais recentes sobre a história dos processos construtivos, entre Portugal e o Brasil, nas suas múltiplas influências que passam igualmente pela Europa, a Ásia e a África”.
O professor João Mascarenhas Mateus, coordenador da iniciativa, lembra a importância desta discussão. “A História da Construção enquadra-se, na minha opinião, nas novas Histórias. Incorpora as Micro Histórias e a História Cultural, ou a História das Culturas. Eu vejo muito a História da Construção como História das Culturas Construtivas, ou seja, cultura construtiva como sistemas de conhecimento relativos à maneira como uma determinada comunidade se organiza de maneira a utilizar materiais e técnicas para construir algo num determinado tempo e espaço. Portanto, falar hoje de História e de História da Cultura é falar também da História da Cultura Construtiva, ou seja da História das Comunidades e da sua relação com a construção”.
O Congresso junta em Portugal nomes de peso da História da Construção internacional, como Bill Addis (Reino Unido), Robert Carvais (França), Santiago Huerta (Espanha), Domingos Tavares (Portugal), Maria Grazia D’Amelio (Itália) e Mário Mendonça de Oliveira (Brasil).

 

 

Texto / Fotos: Isadora Faustino


ROOF MAGAZINE 7

Descubra a Última Edição

Subscrever a Revista

Relacionados

Terra Cotta Studio

Terra Cotta Studio

Arquitetura
Clapton Home

Clapton Home

Arquitetura
× ROOF MAGAZINE 7 Assine já!