You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A Cidade em Conflito

Revista Arquitetura | 01 Mar 2016

É impossível percorrer a cidade sem se verem as “vírgulas entre as casas” [Henri Michaux, in Antologia, 1999]. As frases na cidade estão carregadas de pontuação, de pontos de exclamação. Os sentidos refletem-se nas fachadas, no granito aparelhado, nos azulejos em relevo e nos rebocos coloridos, o que torna as ruas tão frenéticas de percorrer.

A cidade que nos chegou após séculos de passados mereceu, sem favor, a inscrição na lista do património da humanidade em 1996. Alguém olhou para o Centro Histórico do Porto e concordou que estava perante uma paisagem urbana e natural incomum, que não existe noutro qualquer lugar da Terra. Quem o visita espera encontrar esses traços de autenticidade de uma cidade à escala humana, com as histórias e as gentes que a ergueram.
Mas para se entender este “texto” admiravelmente rebuscado de que agora todos falam, precisamos recuar até um tempo em que a cidade velha estava a cair, cheia de famílias carenciadas lá dentro. Casas degradadas com salas diminutas, quartos sem ventilação ou luz direta, cozinhas e sanitários insalubres e ineficientes, espaços de habitação sobrelotados cuja promiscuidade fazia lembrar, mal comparando, navios negreiros do passado. (…)

Publicado na ROOF 1

Foto: Barredo – Estudo do Quarteirão 1, in Porto Património Mundial – CRUARB 25 anos de Reabilitação Urbana
Texto: Luis Brito Arquiteto com intervenção na área da Reabilitação Urbana

 

Para ler o artigo completo assine a ROOF - An IN & OUT Magazine na versão em papel ou digital

Subscrever a Revista

ROOF MAGAZINE 7

Descubra a Última Edição

Subscrever a Revista

Relacionados

Aires Mateus

Aires Mateus

Revista Arquitetura
× ROOF MAGAZINE 7 Assine já!