You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Casa Branca

Arquitetura | 28 Jul 2016

PARAÍSO À BEIRA MAR

 

O projeto da Casa Branca, localizada numa magnífica praia brasileira no litoral norte de São Paulo, tem uma série de características fundamentais para casas construídas em regiões tropicais próximas do mar. As altas temperaturas e o efeito da maresia determinam condições extremas que são muito importantes para a escolha dos materiais e para a organização da planta. Assim, por exemplo, todos os vãos do edifício têm caixilhos que funcionam como paredes de vidro deslizantes e que proporcionam uma temperatura agradável, diluindo a divisão entre interior e exterior. Na sala de estar foram construídas portas de vidro, embutidas nas paredes, que colocam o interior em contato com a varanda e criam ventilação cruzada que reduz a temperatura no espaço.
Os arquitetos Marcio Kogan e Eduardo Chalabi, responsáveis pelo projeto, optaram por dispor no piso térreo toda a área social da casa, incluindo a cozinha voltada para um dos jardins laterais. O primeiro andar, por sua vez, abriga os quartos.
A Casa Branca caracteriza-se pela combinação de elementos resistentes aos efeitos da maresia, como a madeira, o betão e o alumínio branco, criando na arquitetura da casa um minimalismo tropical, com grande influência do modernismo brasileiro.

 

 

Arquitetura: Studio mk27 - Marcio Kogan+Eduardo Chalabi
Interiores: Diana Radomysler

Texto: Isadora Faustino
Fotos: Fernando Guerra / FG + SG | Architectural Photography

Studio mk27


ROOF MAGAZINE 7

Descubra a Última Edição

Subscrever a Revista

Relacionados

Hupomone Ranch

Hupomone Ranch

Arquitetura
Blanche Chalet

Blanche Chalet

Arquitetura
× ROOF MAGAZINE 7 Assine já!