You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Isao Tomita

Arte + Cultura | 11 Mai 2016

MORREU UM DOS PAIS DA MÚSICA ELETRÓNICA


Isao Tomita nasceu em Tóquio, no Japão, a 22 de abril de 1932. Foi um dos pais da música eletrónica e uma das personalidades que mais contribuiu para o contacto japonês com o resto do mundo. Morreu no passado dia 5 de maio, aos 84 anos.
Depois de passar grande parte da infância na China, com o pai, Tomita regressou ao Japão onde começou a ter aulas privadas de música e composição. Licenciou-se em História da Arte, em 1955, mas optou pela carreira musical. Começou por compor jingles para rádios e genéricos para programas de televisão e, em 1960, juntou-se aos estúdios Mushi Production, um dos maiores estúdios de animação do Japão.
O compositor japonês fica na história como um dos pioneiros da música eletrónica. Esta paixão surgiu depois de ter contacto com as composições da norte-americana Wendy Carlos, autora de bandas sonoras de filmes como A Laranja Mecânica ou Shining, e com o trabalho de Robert Moog, o inventor do famoso sintetizador. No início dos anos 70, quando já contava mais de uma década de trabalho enquanto compositor para televisão, cinema e teatro japoneses, comprou e começou a trabalhar com o seu primeiro sintetizador Moog. Em 1974 editou aquela que viria a ser a sua obra mais célebre – Snowflakes are Dancing. No álbum, o músico gravou versões eletrónicas de músicas do reconhecido compositor francês Claude Debussy. O álbum tornou-se um sucesso global e valeu a Tomita quatro nomeações para os Grammy. Muitos anos depois, em 2014, Ben e Joshua Safdie resgataram a música do compositor japonês para a banda sonora do filme Heavens Knows What.
Em 2015 foi-lhe atribuído o Prémio Fundação Japão, que distingue personalidades ou instituições que tenham contribuído para promover a amizade e compreensão entre o Japão e o resto do mundo.
Isao Tomita morreu no passado dia 5 de maio, vítima de insuficiência cardíaca, num hospital em Tóquio.

 

Texto: Isadora Faustino
Foto: DR


ROOF MAGAZINE 7

Descubra a Última Edição

Subscrever a Revista

Relacionados

BAFTA

BAFTA

Arte + Cultura
100 Years / 100 Shots

100 Years / 100 Shots

Arte + Cultura
× ROOF MAGAZINE 7 Assine já!