You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Pablo Pita Arquitetos

Revista Arquitetura | 01 Mar 2016

O DESENHO DA EVIDÊNCIA

Atos naturais e inerentes ao Sítio onde se edificam, objetos arquitetónicos que se planeiam como resposta às solicitações do lugar, os projetos de Pablo Pita Arquitectos constituem complexos exercícios de síntese que pressupõem o desenho do simples e do imediato, o desenho da evidência.

O gabinete de arquitetura, criado em 2010 por Pablo Rebelo e Pedro Pita, apresenta, graças aos seus percursos de trabalho distintos, soluções ecléticas, resultantes, nas suas palavras, de uma “pesquisa do equilíbrio entre uma aproximação fortemente conceptual e a intervenção minuciosa que cada Sítio exige”.

Embora com antecedentes profissionais diversos, Pablo Rebelo e Pedro Pita têm em comum a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto [FAUP], onde se formaram em 2007. As principais aprendizagens recebidas da Escola do Porto foram, como reconhecem os arquitetos, a preocupação com o Sítio, a importância do desenho e a (aparente) simplicidade da expressão e das propostas arquitetónicas. Além destes factores, o tipo de sensibilidade na abordagem do projeto e o processo de trabalho são igualmente identificáveis com a Escola do Porto.

O traço, os gestos claros e assertivos, a interpretação da envolvente, o forte cunho conceptual e a simplificação distinguem os projetos do gabinete Pablo Pita e já lhe valeram diversos prémios em competições nacionais e internacionais. (…)

Publicado na ROOF 1

Texto: Paula Monteiro
Fotos: Pablo Pita Arquitectos
Fotos da Casa da Maternidade: José Campos

Pablo Pita

Para ler o artigo completo assine a ROOF - An IN & OUT Magazine na versão em papel ou digital

Subscrever a Revista

ROOF MAGAZINE 7

Descubra a Última Edição

Subscrever a Revista

Relacionados

Aires Mateus

Aires Mateus

Revista Arquitetura
× ROOF MAGAZINE 7 Assine já!