You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Rita Casqueiro

Estilo | 13 Jan 2017

MODA INSPIRADA NA “COMPLEXIDADE E BELEZA DO SER HUMANO”

 

Rita Casqueiro é o nome da marca da designer de moda com o mesmo nome. Num mundo em que o mais comum é a busca da perfeição, Rita Casqueiro retira inspiração da “beleza do imperfeito”. Já lançou uma coleção em 2016, a “Típica Portuguesa”, e uma segunda coleção está a caminho.

 

1 – Quando e como surgiu a ideia de criar a sua própria marca?

Devido à falta de empreendedorismo feminino e falta de marcas premium portuguesas, decidi lançar-me para o mundo da moda.
A ideia de criar a minha própria marca já surgiu há algum tempo. Desde o primeiro ano de licenciatura que tinha a ideia de criar uma MARCA como designer de autor. Apesar desta ideia ter surgido logo no primeiro ano da licenciatura, decidi esperar até ter mais conhecimentos de base sobre design, branding e moda. Daí só ter lançado no primeiro ano de mestrado.

 2 – Onde buscas inspiração para as suas criações?

A inspiração para as coleções pode surgir de diversos lados. Na primeira coleção que fiz, decidi basear-me nas minhas raízes e naquilo que gosto em Portugal. A segunda coleção, que vai ser lançada em 2017, baseia-se mais naquilo que a marca é e deseja transparecer.

 3 – Qual o conceito da marca Rita Casqueiro?

Rita Casqueiro é uma marca, presente no mercado premium, que se inspira na complexidade e beleza do ser humano. Retira inspiração na beleza do imperfeito, tanto no mundo feminino como no masculino.

 4 – O que é que nos pode dizer sobre a coleção ‘Tipicamente Portuguesa’? Está disponível ao público?

A 8 de Março foi lançada a coleção Primavera/Verão 16 “Típica Portuguesa”, que constituí a minha primeira coleção pessoal como designer de moda com o nome Rita Casqueiro. A “Típica Portuguesa” inspira-se na nossa cultura, pretendendo, no entanto, distanciar-se daquilo que é óbvio e vulgar, focando-se mais no espírito autêntico, rebelde e contemporâneo das jovens portuguesas e no seu jeito nada comum de ser e ver o mundo. Para o retratar utiliza tecidos nacionais, como Chita Belmonte e Chita de Alcobaça, em peças de corte ousado e feminino.
Neste momento já não se encontra disponível ao público, pois todas peças foram vendidas. No entanto, será possível fazer encomenda.

5 – Quando é que teremos novidades sobre a nova coleção?

Irão ter novidades em breve! Neste momento, aquilo que tenho como projeto é a segunda coleção da marca. Vai haver uma grande diferença desta coleção para a primeira que foi criada, com padrões feitos de raiz e cortes de roupa mais ousados.

6 – Quais são os principais objetivos desta marca?

Esta marca tem como objetivo aumentar o fascínio pela complexidade e imperfeição humana. A sua missão é tornar apelativo o desequilibro do ser humano passando o ADN da marca. Existe para mostrar ao mundo o poder da liberdade. O poder do nosso corpo, o poder da liberdade de expressão, o poder da música, da Natureza e o poder feminino e masculino. A marca pretende moldar a mentalidade dos indivíduos, mostrando um mundo imperfeito e livre. Sempre evidenciando a complexidade e a imperfeição física e psicológica.


Coleção Típica Portuguesa

 

Fotos: Joana Leitão
Styling e Produção: Carolina Borlido e Inês de Figueiredo
Make up: Bárbara Inês
Modelo: Joana Graça
Shopping: Rita Casqueiro

Rita Casqueiro


ROOF MAGAZINE 7

Descubra a Última Edição

Subscrever a Revista
× ROOF MAGAZINE 7 Assine já!