Joana Correia

O DESENHO DAS LETRAS

Artigo, Cantata, Karma, Quando são nomes de algumas fontes criadas por Joana Correia, uma das poucas type designersediadas em Portugal. Desde criança Joana dedicava-se à leitura, não apenas encantada com as narrativas e as personagens ficcionadas, mas igualmente fascinada pelo tipo de letra que dava corpo aos textos. Também o design das embalagens e o seu lettering a atraíam, frequentemente interessando-se mais pelo invólucro do que pelo seu conteúdo.

Depois de terminado o curso de arquitetura na FAUP e de ter trabalhado na área, Joana conclui que não é esse o seu objetivo de vida e decide voltar ao estudo, licenciando-se em Design de Comunicação pela ESAD. Foi lá que teve os primeiros encontros com a Tipografia, tanto em termos de utilização como de desenho, e que tomou consciência que era neste sector que estava o seu futuro. Esta paixão irreversível levou-a ao Reino Unido, para frequentar o Mestrado de Type Design na Universidade de Reading. Quando Joana Correia olha para as letras não dá logo atenção ao seu significado ou sonoridade, vê formas, curvas e linhas e distingue nelas idiossincrasias muito próprias – o A é a matriarca, definidora de todo o alfabeto; o Z e o X são caracteres aborrecidos e distintos de todos os outros. (…)

Publicado na ROOF 1

Texto: Paula Monteiro
Fotos: Joana Correia

www.joanacorreiatype.com

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE