The Sonnabend Collection

SERRALVES – A ARTE PARTILHADA

Decorriam os anos 60 do século XX. A Pop Art, recusando a separação entre arte e vida, estabelecia-se como uma forma artística popular, transitória, consumível, utilizando objetos do quotidiano urbano e da existência doméstica para comunicar diretamente com o público através de signos e símbolos colhidos na cultura de massas. Latas de sopa e caixas de sabão, retratos de Marilyn Monroe, tiras de banda desenhada, colagens de fotografias, cores saturadas e fluorescentes, utilização de gesso, tinta acrílica, poliéster e latex, são alguns dos temas, materiais e métodos deste movimento cultural nascido em Inglaterra e nos EUA.
No ano de 1962 inaugurava em Paris, pela mão de Ileana e de Michael Sonnabend, a Galeria Sonnabend. Desde o início a Galeria cumpriu um programa de divulgação e promoção dos artistas criadores da Arte Pop norte-americana, estabelecendo-se na capital francesa como um espaço alternativo e difusor deste movimento. Ileana Sonnabend desde muito nova se interessou por arte, sendo considerada como uma das mais inovadoras e influentes galeristas do século XX. Ao longo de mais de cinco décadas, Ileana colecionou, divulgou, partilhou e apoiou a arte ocidental.

(…)

Publicado na ROOF 2

Texto: Paula Monteiro
Fotos: Orlando Fonseca

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE