Destino: 2017

Conectar o mundo através do conhecimento, talento e criatividade será sempre um dos grandes desafios, ano após ano. Vivemos numa era de globalização, o conceito não é novo, mas vivemos também na era da urbanização, com mais de metade da população mundial a viver no centro das cidades (espera-se que em 2050 chegue à marca dos dois terços). Os centros urbanos são a força promotora de uma mudança efetiva de mentalidades e neles floresce um conhecimento audaz que nasce nas diferentes instituições de ensino, de grupos de investigação e trabalho, da experimentação de novas ideias e da reinvenção das antigas. Ligar as cidades do mundo ao conhecimento global é um repto complexo de perseguir mas não impossível se pensarmos que as distâncias estão cada vez mais dissipadas.
Sem fazer futurologia, há temas centrais que estarão em debate no novo ano que se aproxima. Hoje, os consumidores são cada vez mais interativos, conscientes, e não é de estranhar que temas como a saúde ou a experiência do consumidor estejam na ordem do dia. Assim, auscultámos os sinais de 2017 e identificámos a mobilidade urbana, as novas tecnologias associadas aos têxteis, a saúde, a vivência dos espaços e a experiência do utilizador como as grandes temáticas que estarão em destaque no novo ano. E porque na verdade 2016 ainda não terminou, passámos em revista alguns dos projetos que mais se destacaram nestas áreas.
(…)

Publicado na ROOF 5

 


Fotografia: © moovel www.lab.moovel.com/projects/trajectories


Fotografia: © Rob Chron www.tangible.media.mit.edu/project/biologic


www.layerdesign.com © Field Condition | Fotografia: ©Layer


www.narchitects.com


www.futureofdriving.com/concept26

Texto: Cátia Fernandes

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE