Capela Incomum

EM LOUVOR DO VINHO

 

O adjetivo que qualifica o substantivo “capela” pode parecer estranho, mas de facto esta pequena igreja de uma antiga casa particular não tem as funções tradicionais de um espaço de culto religioso. Aqui o ato de celebração é outro – a degustação vínica num lugar consagrado já não a Deus, mas ao Vinho.
Quando Francisca Lobão, designer de interiores, começou a procurar um espaço para um atelier de design, encontrou este pequeno edifício situado numa rua sinuosa entre o Jardim do Carregal e a Rua de Cedofeita, no Porto. Mais tarde, encantada pela capela situada no seu interior, Francisca investigou a história da casa e descobriu que ela tinha sido mandada construir no século XIX pelo primeiro Visconde de Vilarinho de São Romão. Ora António Teixeira de Girão, além de visconde, era também um perito em agricultura e viticultura. Como Francisca trabalhava num projeto conjunto com a Rota do Vinho Verde, achou que tão singular coincidência só podia significar que deveria dedicar o espaço não ao design, mas ao vinho.
(…)

Publicado na ROOF 6

 

       

       

 

Texto: Paula Monteiro
Fotos: Isadora Faustino

Capela Incomum

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE