Álvaro Leite Siza Vieira

DISCURSOS DE LIBERDADE

 

Álvaro Leite Siza Vieira é um homem encapsulado num universo próprio, feito de uma certa alienação incompreendida e de uma desconcertante energia transformadora. Recebeu-nos na Casa de Fez, a sua casa e um dos seus projetos mais reconhecidos, com o anúncio de uma ideia que havia desenvolvido a propósito do tema desta edição – a Loucura. Antes que a entrevista se iniciasse, antes de falar de si, do pai, Álvaro Siza Vieira, da cidade e da arquitetura, fez questão de nos mostrar, em voz alta, o território por onde havia andado nos últimos dias.

 

Quanto do Álvaro Leite Siza Vieira se situa mais nesse caminho de loucura e energia ou de normalidade? 

Revejo-me muito em tudo isto que referi. Tenho um sentido crítico muito particular, incomoda-me imenso esses padrões de normalidade instituídos de destruição de patrimónios, normalmente com objetivos especulativos e de densificação.
Há uma ligação intensa com o trabalho, instrumento de criatividade, uma forma de comunicação com a sociedade. É através do trabalho que procuro aproximar os outros, tento mostrar-lhes aquilo que está no plano das ideias e que pode ser singular, mesmo que aparentemente não faça sentido no início. A arquitetura tem esta responsabilidade: intervir, transformar e mudar hábitos.
(…)

Publicado na ROOF 8

 

 

Texto: Cátia Fernandes
Fotografia: Fernando Guerra | FG+SG
Retrato: Isadora Faustino

Álvaro Leite Siza Vieira

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE