Napoli Afragola Station

INTERCÂMBIO FERROVIÁRIO

 

Projetada pelo reconhecido estúdio de arquitetura Zaha Hadid Architects, a estação de comboios de Napoli Afragola é um dos pontos chave de intercâmbio, unindo quatro linhas de alta velocidade intercidades, três linhas inter-regionais e uma linha local.
Os arquitetos criaram uma “ponte pública urbanizada” que une as comunidades nos extremos da estação.  A passagem sobre as oito faixas ferroviárias torna-se um dos principais espaços da estação, pois dá acesso a todas as plataformas e abrange todos os serviços necessários para as partidas, chegadas e trocas.
Os caminhos dos passageiros acabaram por também determinar o design da estação de Napoli Afragola. Duas grandes entradas nas extremidades do edifício levam os visitantes para um átrio, onde é possível encontrar lojas e outros serviços, como cafés e restaurantes.
Um dos objetivos era que a estação fosse ecologicamente sustentável e, por isso, uma das suas características são os painéis solares integrados no telhado.

 

Fotos: Jacopo Splimbergo
Render: Zaha Hadid Architects

 Zaha Hadid Architects

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE