Marc Fornes

A FÁBRICA DE EXPERIÊNCIAS

 

Marc Fornes é o rosto do THEVERYMANY, um estúdio com sede em Nova Iorque que se equilibra entre a arte e a arquitetura. O exercício é de profunda audácia e tornou Marc uma referência na criação de estruturas e ambientes nascidos através da pesquisa e desenvolvimento aplicados à ciência computacional e digital. Com formação em arquitetura, tal como todos os elementos da equipa, Marc Fornes deixou para trás a prática da disciplina em gabinetes proeminentes, como o de Zaha Hadid, e abraçou integralmente o seu interesse de longa data pela computação e pela criação de um código como um meio para dar forma a instalações arquitetónicas. Ao longo dos últimos dez anos, o trabalho do estúdio THEVERYMANY deu origem ao Structural Stripes, um sistema construtivo através do qual peças customizadas criam superfícies curvilíneas complexas e autoportantes. Permanentes ou temporárias, as obras de Marc Fornes podem ser vistas um pouco por todo o mundo, em espaços públicos ou privados, onde arte e arquitetura se interlaçam, desafiando o olhar a percorrer todos os ângulos das diferentes estruturas ou a viajar até ao seu núcleo. Cada projeto, ondulante e quase sempre mergulhado em cores vivas, é um apelo aos sentidos, a diferentes interpretações e referências orgânicas, dependendo do espectador. Algumas das obras fazem parte de coleções privadas ou permanentes de museus ou instituições culturais, como é o caso do Centre Pompidou, em Paris. Marc é orador regular em vários eventos e o trabalho que desenvolveu, por exemplo, para a Louis Vuitton valeu-lhe o A+ Jury Award na categoria Pop Up.
Com a ROOF Magazine, Marc partilhou, entre outros aspetos, a visão que tem sobre a perceção do espectador e a importância da formação em arquitetura para a compreensão da experiência espacial.

 

A sua formação é em arquitetura. Acredita que essa experiência é essencial para a clara compreensão do espaço? Que outras ferramentas lhe foram conferidas pela arquitetura?

Somos arquitetos a trabalhar no limite entre arte e arquitetura. Todos os elementos do estúdio são formados em arquitetura. Isso permite-nos saber como trabalhar em equipa, gerir equipas com diferentes capacidades e interesses, desde clientes, produtores, responsáveis de projeto. Gerir um cronograma e orçamentos, e também ajuda na compreensão do todo como um sistema e como parte dele, diferentes escalas, montagens. Mas, acima de tudo, permite-nos entender e trabalhar em torno da noção de espaço de experimentação, ergonomia, dimensão, que é essencial quando trabalhamos com formas orgânicas que não têm uma única altura, largura e profundidade.

 

Como e quando é que o digital captou sua atenção?

Consideramos que há diferenças entre digital e computacional – a computação começou inicialmente em websites onde não havia software, era preciso programar. Antes disso houve um início muito precoce em programação: quando éramos crianças, os nossos computadores precisavam do DOS para iniciar. O meu irmão introduzia linhas de código e eu esperava que os jogos começassem. A certa altura tivemos o “le mange disquette” da Mac (em francês traduziram literalmente do “The Floppy Eater” porque parece uma cara que come uma disquete). De repente, já não precisávamos esperar! Isso deve ter provocado algum tipo de interesse precoce. O interesse cresceu até ao final dos anos 90, à medida que a programação aumentava – primeiro pelo website, depois pelo flash (2D). A determinado momento evoluiu para o estudo da arquitetura e para a introdução da terceira dimensão no digital.
(…)

Publicado na ROOF 9

 


Irene Neuwirth Pop-Up, With Boffo, 2011, Nova Iorque 

Labrys FrisaeArt Basel, 2011, Miami


Situation Room, Storefront for Art and Architecture, 2014, Nova Iorque. ©Miguel de Guzmán 


Under Magnitude Rendering

                      

Under Magnitude, Range County Convention Center, 2016, Flórida


World Expo Pavilion, 2017, Astana, Cazaquistão. ©Isadora Faustino


Marc Fornes

Texto: Cátia Fernandes

THEVERYMANY

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE