Henrique Sá Pessoa

UMA QUESTÃO DE SABOR

 

Em 1996, Henrique Sá Pessoa era um jovem adulto à procura de um sonho – cozinhar. A paixão já estava lá e os objetivos eram muito claros. Henrique atravessou o Atlântico, estudou, estagiou nos melhores restaurantes do mundo e, hoje, conta com 20 notáveis anos de carreira. Em 2009 abriu o primeiro projeto em nome próprio, o ALMA, que encerraria em 2014 com o objetivo de mudar de local. Ao lado do grupo Multifood, Sá Pessoa inaugurou o novo ALMA em 2015, no Chiado.

 

Tudo começou em 1996 quando decidiu partir para os EUA e estudar na Highlands High School. Nessa altura, o que é que o levou a atravessar o Atlântico?

Quando descobri esta profissão, o meu primeiro sonho foi entrar na Highlands High School. Limitava-me a esse objetivo pois imaginava que fosse o melhor para mim, e foi por isso que parti. Quando entrei na escola, sabendo que não poderia ficar muito tempo nos EUA e que não queria voltar para Portugal porque, na altura, a imagem que eu tinha da cozinha por cá era algo antiquada e pouco aspiracional, comecei a fase dois. E aí tinha mesmo que ser bom, porque o curso era muito exigente e eu procurava ter os melhores resultados que conseguisse.

 

Os EUA foram o ponto de partida, mas seguiram-se muitas outras viagens. Como foram esses tempos? 

No fim do curso, decidi enviar currículos para as cidades que eu considerava uma referência em termos de hotelaria, para o Ritz e o Sheraton de Londres, por exemplo, e foi por aí que comecei a minha carreira. Aprendi, desde logo, que as cozinhas são lugares de muito trabalho e que se não houver motivação, o melhor é desistir logo. O hotel onde eu estava era liderado por um chef executivo old school, de cozinha clássica francesa e hierárquica, por isso não havia muito espaço para brincadeiras. O trabalho era muito e a aprendizagem também.
(…)

Publicado na ROOF 10

 

 

Texto: Isadora Faustino
Fotos: Nuno Correia

ALMA

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE