Fibrenamics Green

UMA SEGUNDA VIDA PARA OS RESÍDUOS

 

O principal objetivo da Fibrenamics Green é a valorização de resíduos através da inovação sustentável. Desenvolvida pela Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, em parceria com o Centro para Valorização de Resíduos, esta plataforma quer dar uma segunda vida a resíduos de fibra, madeira, couro, revestimento de cabos elétricos, papel, minerais, entre outros. Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics, refere que o modelo que se pretende desenvolver é o de “economia circular”. Assim, “os resíduos são utilizados novamente como matéria prima de um determinado processo, dando origem a um novo produto”, diz Raul Fangueiro. Na Fibrenamics Green existem as tecnologias, depois procuram-se formas de estas serem aplicadas aos resíduos, isto é, soluções para os valorizar, como o FACET STOOL, desenvolvido por Sónia Soeiro, no âmbito do concurso Criatividade Fibre & Wood. Sónia Soeiro e Pedro Regadas foram os dois vencedores do concurso – Pedro Regadas venceu na categoria Fibre com o projeto “Dress your pans”, onde os resíduos de fibras se transformam em proteção para as panelas.
É no encontrar das soluções que se percebe a mais-valia da parceria assinada com a Associação Portuguesa de Designers, no passado dia 27 de setembro – dia em que se realizou a sessão Sustentabilidade em Rede, no Ateneu Comercial do Porto. Raul Fangueiro refere que aquilo que se propõe “aos designers é a apresentação de ideias de produtos sustentáveis com potencial de comercialização, utilizando determinados tipos de resíduos que podem ser processados por estas tecnologias [desenvolvidas na Fibrenamics]”. Daí o “papel fundamental dos designers”, segundo Raul Fangueiro.
Na Fibrenamics Green reina a sustentabilidade e o combate ao desperdício de resíduos que podem dar origem aos mais surpreendentes objetos.

 

 

Fotos: Cortesia de Fibrenamics Green

Fibrenamics Green

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE