Tesla Motors

O PRIMEIRO CAMIÃO – O SEMI

 

 

O primeiro camião da Tesla já não é apenas uma sombra. Elon Musk já deu a conhecer o Semi que, totalmente elétrico – como é propósito da empresa –, irá dos 0 aos 96km/h (60mph) em apenas cinco segundos, quando sem o atrelado. Com carga completa – cerca de 36 toneladas – estima-se que demore apenas 20 segundos (algo notável se comparado a um camião a diesel, que demora cerca de um minuto).
A rapidez na aceleração não é a única característica surpreendente do Semi. A travagem regenerativa recupera 98% da energia cinética e, por isso, a vida dos travões será infinita. O design da cabine deste camião foi pensado em torno do condutor: uma entrada e saída mais simples, “espaço para estar em pé”, e o condutor não se posiciona num dos lados da cabine, mas sim ao centro (para uma melhor visibilidade) – com um ecrã tátil de cada lado para facilitar a navegação e monitorizar os ângulos mortos, por exemplo.
A segurança é outro ponto a que a Tesla prestou particular atenção. O Semi está equipado com uma bateria reforçada que o protege do impacto e dá-lhe um centro de gravidade mais baixo; o para-brisas é feito de vidro resistente ao choque; previne o jacknife (quando o atrelado perde tração e desliza, formando um ângulo de 90 graus em relação ao trator do camião) devido aos sensores que detetam instabilidade e aplicam torque negativo ou positivo a cada uma das rodas – ao mesmo tempo que todos os travões estão em funcionamento.
O Semi destaca-se ainda pela menor necessidade de manutenção – uma vez que tem muito menos partes móveis que um camião a diesel.
Resta esperar para 2019, ano em que a Tesla diz começar a produção do Semi.

DÁ-SE A CONHECER O NOVO ROADSTER

 

 

Elon Musk aproveitou a apresentação do seu novo camião para dar a conhecer o novo desportivo Roadster, que promete ser o carro de produção mais rápido do mundo. Aqui, a aceleração prevista é de 1,9 segundos dos 0 aos 96km/h. Integralmente elétrico, o Roadster – que a Tesla prevê iniciar produção em 2020 – tem autonomia para cerca de 1000 km em autoestrada. O novo automóvel da Tesla terá três motores – um à frente e dois atrás, para garantir a tração integral – e baterias com potência de 200kWh. O Roadster será capaz de atingir os 400km/h.

 

Imagens: Tesla

Tesla

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE