Bernardes Arquitetura

“HONESTIDADE NA FORMA DE PROJETAR”

 

Moderna, sincera. Uma arquitetura que existe para ser vivida e não apenas contemplada. Estas são as premissas do estúdio brasileiro Bernardes Arquitetura. Thiago Bernardes é o rosto de uma equipa multidisciplinar e traz consigo o nome histórico que o liga ao avô Sérgio, umas das mais relevantes figuras da arquitetura moderna brasileira, e ao pai Claudio. Mas é o presente que mais o entusiasma. É no presente que se envolve em projetos que se transformam em oportunidades únicas para fazer diferente. À ROOF Magazine, Thiago abriu as portas do seu estúdio e falou da importância de encontrarem uma essência em tudo aquilo que fazem.

 

Renzo Piano disse numa entrevista, em 2017, a propósito da necessidade de nos mantermos longe da armadilha da nostalgia, que o que nos mantém vivos não é aquilo que fizemos, aquilo que temos feito, mas sim aquilo que seremos e faremos. Concorda? O que é que mais o entusiasma sobre o futuro da arquitetura?

O desafio é tentar fazer com que aprendamos coisa novas com cada projeto. Claro que os clientes aparecem aqui através de projetos que fizemos, ou seja, eles têm uma ligação, uma referência, mas tentamos sempre, de alguma forma, ousar um pouco mais e fazer uma arquitetura até um limite que possamos suportar. Acho que o que temos do passado é o conforto, conforto em todos os sentidos, que é algo que a nossa arquitetura busca. E o conforto não vem só de uma imagem, de uma arquitetura espetacular, vem de se sentir bem no espaço e criar paz nesses ambientes. Queremos sempre fazer o novo. É isso que nos alimenta. Cada projeto é uma oportunidade de fazer coisas diferentes. Gosto de pensar que nos alimentamos do prazer de criar uma coisa nova que tenha uma eficiência em todos os sentidos. O cliente funciona como um campo de pesquisa para nós. Ao mesmo tempo, no Brasil, as pessoas que têm dinheiro não entendem a essência dos materiais e costumo dizer que nós temos vindo a limpar um pouco a arquitetura que, por causa do dinheiro, vem suja. Temos tentado mostrar que não é preciso revestir tanto para que fique bonita.
(…)

Publicado na ROOF 17

 

Casa Triângulo © Leonardo Finotti

Casa Triângulo © Leonardo Finotti

Casa Península © Fernando Guerra | FG+SG

Casa Península © Fernando Guerra | FG+SG

Casa Península © Fernando Guerra | FG+SG

Casa Poa © Leonardo Finotti

Casa Origami © Leonardo Finotti

Casa Origami © Leonardo Finotti

 

Texto: Cátia Fernandes

Bernardes Arquitetura

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE