Pavilhão do Atlântico

A ARQUITETURA AO SERVIÇO DO DESPORTO

 

Viana do Castelo é uma cidade geograficamente privilegiada com vistas deslumbrantes. Mas não só: graças aos importantes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea que têm assinado os seus espaços e edifícios, a capital do Alto Minho é apelidada de “Meca da Arquitetura”.
O mais recente é um complexo desportivo e comunitário: o Pavilhão do Atlântico foi desenhado pelo gabinete Valdemar Coutinho Arquitetos com base num orçamento municipal baixo e tinha por objetivo conseguir uma organização funcional. Daqui se projetou um volume único, que se destaca pelas linhas dinâmicas e sóbrias, sem perder a ligação ao oceano. Esta está presente no cinzento dos acabamentos em betão, na placagem em pedra grampeada cinza-azulada e nos painéis de azulejo com alusões às praias de Viana. O Pavilhão já arrecadou três relevantes prémios: foi distinguido como o Melhor Projeto Público de Arquitetura (Prémio Construir 2018), venceu os Urban Design & Architecture Design Awards 2018 na categoria Sports & Recreation e recebeu o Architecture MasterPrize 2018 na categoria Recreational Architecture, em Los Angeles.












 

Fotos: João Morgado

Valdemar Coutinho Arquitectos

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE