Attraction

UM ESCRITÓRIO DESIGUAL

 

Os locais de trabalho têm vindo a sofrer modificações que privilegiam o bem-estar dos funcionários. No Quebec, uma das cidades mais antigas do Canadá, há um novo escritório em destaque: a produtora audiovisual Attraction criou uma verdadeira microcidade para toda a sua equipa. Cerca de 300 pessoas abandonaram escritórios fechados, divididos por setores, para passarem a partilhar um único espaço que fomenta a criatividade. O projeto da Imperatori Design teve como principal propósito criar um ambiente ímpar, mas heterogéneo. O resultado final em nada aparenta ser um local de trabalho.
A entrada dá acesso a um grande lounge, paredes meias com um amplo espaço para refeições e com uma sala de boas-vindas que acolhe clientes, colaboradores ou, simplesmente, quem procura conversar e trocar ideias. Os espaços de trabalho variam entre as chamadas estações, os estúdios de design em forma de “U” e, ainda, vários cubos destinados a reuniões. Estes são alternados com amplas áreas de circulação e com retiros estratégicos, para quando a exigência requer mais sossego e concentração. São escritórios individuais que não só otimizam a liberdade de movimento, como criam uma visão dinâmica do espaço. Além destas zonas semiprivadas, existem cabines telefónicas e pequenas áreas confidenciais. A par do privilégio atribuído à luz natural, a iluminação é subtil, mas eficaz e amiga do ambiente como é, de resto, grande parte do mobiliário e decoração.

 

Fotos: Stéphane Brügger

Imperatori Design

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE