Diogo Tudela

Surfacism or The Radial Dispersion of Power

 

No número 200 da Rua Damião de Góis, no Porto, existe um espaço que privilegia perspetivas plurais sobre as manifestações artísticas contemporâneas. Ali cruzam-se linguagens, diferentes dinâmicas expositivas e procura-se desenvolver um ambiente alternativo ao movimento artístico dominante. Há liberdade para dar e vender, para agitar a cidade através de um novo ponto de encontro entre artistas, arte e público. Acima de tudo, foge-se ao tradicional, aposta-se no que é fora da caixa, incute-se o mistério e levantam-se dúvidas. Assim se pode descrever a Galeria Sala 117 mas, também, a exposição Surfacism or The Radial Dispersion of Power, um trabalho de Diogo Tudela com curadoria de Juan Luis Toboso.
Professor, programador e investigador independente, Diogo Tudela traz a público a sua teoria sobre a manipulação da matéria, numa lógica de periferia e centro de poder. Neste sentido, procura construir um cenário que “apenas se dirige a questões de espaço, de terreno, terreno manipulável”. Segundo o artista, quando fala de dispersão radial de poder refere-se ao seu lado técnico e respetiva fundamentação matemática: “se olharmos para as coordenadas polares, à medida que nos afastamos do centro, vamos perdendo densidade de informação”. Mas no espaço (cósmico) isto não funciona assim e, dentro da lógica das coordenadas polares, a dinâmica de centros e espaços de poder permite a Diogo Tudela explorar três camadas diferentes: geométrica, geológica ou cosmológica, além de um background político que está subjacente a toda a sua exposição.
Surfacism or The Radial Dispersion of Power é, em resumo, uma misteriosa instalação de luz e som que retrata a existência de possibilidades operacionais na superfície terrestre e que está patente na Galeria Sala 117 até 26 de janeiro de 2019.

 

© Mariana Ribeiro

 

Fotos: Diogo Tudela

Galeria Sala 117

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE