Gran Cruz Hotel

O SONHO DO DOURO

 

Perdemo-nos na vista que se estende à nossa frente sempre conscientes do espaço que nos rodeia. O rio Douro ao pôr-do-sol e ao crepúsculo, os rabelos e o movimento constante de uma das zonas mais características do Porto poderiam facilmente alienar-nos do local em que nos encontramos. Ao invés, apreciamos e, sempre com os pés bem firmes, sentimos na pele a maravilhosa luz de final de tarde que alonga as sombras, e o conforto e a paz que cada divisão da nova guesthouse da Gran Cruz nos transmite. Estamos na Ribeira, onde um antigo edifício foi reabilitado para uma nova vida e, nele, somos acolhidos como se fossemos da família.
Para a Gran Cruz, com uma história que corre nos vales do rio Douro há já 131 anos, fazer parte de uma tradição tão enraizada como a do vinho do Porto não é sinónimo de paragens no tempo.
Do Espaço Porto Cruz, no Cais de Gaia, olhava-se a Ribeira, “cheia de gente, a fervilhar”, com “uma vontade de pôr um pé do outro lado rio”, recorda Jorge Dias, diretor-geral da marca. Embora, inicialmente, não se soubesse exatamente o que se iria fazer com o espaço, o objetivo estava claramente traçado: “encontrar outra forma de proporcionar novas experiências aos nossos clientes, agentes, amigos e ao público em geral”. Surgiu, assim, a casa: queria-se que os hóspedes da Gran Cruz – chegados “dos quatro cantos do mundo” –, fossem tocados “indelevelmente” e, por isso, deu-se forma à guesthouse, a mistura perfeita entre o espírito ribeirinho e a tradição de vinho do Porto.
(…)

Publicado na ROOF 17

 

Texto: Inês Mendes
Fotografia: Isadora Faustino

Gran Cruz House

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE