Japanese Design Today / 100

O QUOTIDIANO ATRAVÉS DO DESIGN

 

As artes visuais japonesas são das poucas artes asiáticas a terem um reconhecimento histórico além-fronteiras, o que se deve, sobretudo, à tradição milenar que caracteriza o design japonês. Tudo é pensado e projetado com o maior rigor estético, num brio ímpar que atravessou séculos e que agora é possível admirar em Portugal através da exposição itinerante Japanese Design Today / 100. Esta é uma versão atualizada da original, apresentada pela primeira vez em 2004 e que, ao longo dos últimos dez anos, tem percorrido o mundo.
O projeto atual reúne uma centena de peças representativas do design japonês, desde a década de 1950 ao século XXI. Os visitantes são convidados a contemplar ícones como a Nikon FM10, o Walkmanda Sony, o frasco de soja da Kikkoman, o clássico bule de ferro para o chá, utensílios para a casa, bem como mobiliário e decoração repleta de história e cultura nipónica.
A exposição é coorganizada pela Embaixada do Japão e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)e está patente no Pavilhão de Exposições da FBAUP até 15 de dezembro.

©Futagami

©João Lima

©João Lima

©Hiroshi Iwasaki

©Honda Motar Co., Ltd.

 

Fotos cedidas por FBAUP

Japanese Design Today

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE