Florentijn Hofman

A ESCALA DA VIDA

 

Mundialmente reconhecido pelo Rubber Duck, Florentijn Hofman encontrou nas esculturas de grande escala aquilo que melhor combina consigo enquanto artista. As suas obras de arte, que nos fazem olhar, sonhar e olhar de novo, têm frequentemente um toque de humor. O artista holandês quer juntar as pessoas, quer que haja ligação, partilha, que elas saiam da bolha privada em que já tantas se encontram de forma profunda. Em conversa com a ROOF Magazine, Florentijn Hofman mostra-nos como vê o mundo e deixa-nos compreender a mente criativa por trás das esculturas gigantes que, na origem, têm uma realmente pequena (diz de si que é “um pouco antiquado”).

 

Sempre foi reconhecido pelas esculturas enormes. O que é que permanece e o que é diferente desde que começou?

Sabes, no início era testar que tipo de arte, que tipo de trabalho, funciona melhor contigo enquanto artista. Creio que nos últimos 15 anos encontrei aquilo que melhor combina comigo, por isso nada mudou nesse sentido. Mas sei, quando olho todos aqueles objetos gigantes, que eles me assentam como uma luva.

O que é que lhe é essencial quando está a trabalhar numa nova escultura?

Às vezes, comparo-o a pilotar um avião. Tens o piloto, todo o tipo de botões, os motores, os passageiros, a bagagem e os hospedeiros de bordo. É um grande barco, são muitos detalhes. Se as coisas não correrem como planeado, tens que mudar ou recomeçar. Todas estas grandes esculturas em espaços públicos são assim. Quando começas, fazes uma visita ao local ou obténs boas informações do mecenas. Sentes a situação e os aspetos sociais da localização, os materiais por vezes acabam por ter origem nas proximidades… Depois há um artista com algumas ideias e começa-se o conceito do projeto. É assim que começa, normalmente. Tudo tem que encaixar de alguma forma antes de levantares voo. É assim que vejo o trabalho.
(…)

Publicado na ROOF 18

 

 

©Courtesy of Studio Florentijn Hofman

©Jeroen Musch

©Wu Qingshan

©Raquel Brust

©Robert Stiezenen

©Steven Stills

©Frank Hanswijk

©Steven Stills

Texto: Inês Mendes

Studio Florentijn Hofman

 

TAGS

#Studio Florentijn Hofman #Florentijn Hofman #Escala #Estátuas #Entrevistas #ArteCultura #Roof Magazine

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE