Sovrappensiero

COISAS, PROCESSOS, ATITUDES

 

O ponto de encontro de Lorenzo De Rosa e Ernesto Iadevaia, os designers que dão corpo e vida ao estúdio italiano Sovrappensiero, foi a Universidade de Nápoles, onde começaram a “trocar ideias”, como nos dizem. De Nápoles, rumaram a Milão para estabeleceram o seu quartel-general do design e é nele que desenham objetos que “conseguem contar histórias”. Histórias reais, histórias de gestos, histórias de locais. É assim que surgem as peças que muito nos dizem assim que as olhamos, peças que nos colocam em contacto com algo mais do que simplesmente a forma, a cor, o material, o padrão.

O que é que mais vos apaixona?

“Desenhamos ‘coisas’, mas por vezes tentamos criar novos processos e novas atitudes, tentamos provocar o pensamento com os nossos objetos. Em Design for the Blind, o objetivo era que as pessoas percebessem que os objetos para pessoas com deficiência visual podem ser de diferentes formas, que eles tocam os outros sentidos. No Office+Retrofit desenvolvemos um processo de design + reciclagem completamente novo para uma empresa de mobiliário. Ou, por exemplo, com a furnatureintroduzimos materiais locais num processo industrial e global.”

A natureza está frequentemente presente nos seus projetos. Muita da inspiração dos designers do Sovrappensiero vem do que é natural, dos “materiais, cores, paisagens ou mesmo sons”.
(…)

Publicado na ROOF 18




© Dario De Sirianna

© Erika Nuzzo



© Francesca Iovene

© Emanuele Zamponi

Texto: Inês Mendes

Sovrappensiero

TAGS

#Sovrappensiero #Estudio #Natureza #Inspiração #Itália #Design #Roof Magazine

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE