QUORUM

OS SABORES DE PORTUGAL

 

Democratizar a gastronomia. Foi com este princípio que Tiago Santos, o chef que comanda agora a cozinha do Quorum, desenhou a carta do restaurante. Estamos num fine dining na Rua do Alecrim, uma das mais turísticas da cidade de Lisboa, mas à mesa não nos vão chegar trufas ou foie gras. No Quorum, somos surpreendidos por pratos extremamente elaborados e criativos, com uma enorme atenção ao detalhe e à técnica, preparados com “ingredientes comuns”. Ali, valorizam-se os produtores nacionais e come-se comida que sabe, realmente, a comida.
Com o objetivo de redescobrir a cozinha portuguesa das décadas de 1940 a 1960, Tiago Santos pensou um menu que recupera uma série de produtos inusitados que, por diversos motivos, deixaram de fazer parte da mesa dos portugueses. Mestre em Geografia, Tiago escreveu esta carta baseada na pesquisa que fez, e faz, nas viagens quinzenais pelo país. “De duas em duas semanas vamos sempre, a equipa toda do restaurante, conhecer uma nova região de Portugal”, conta. E é sobre este trabalho de investigação que Tiago Santos fala com um entusiasmo que lhe enche o olhar. À medida que vamos ouvindo as histórias do chef, que explicam com detalhe cada prato, as iguarias vão sendo pousadas na mesa. Depois de provarmos o pão, feito in house, e o azeite, chega-nos um surpreendente pão com chouriço. Uma reinterpretação do chef, que nos aconselha a “comer todo de uma vez”, porque a surpresa está precisamente na forma como aquele pão insuflado se desfaz na boca.
(…)

Publicado na ROOF 18

 

                     

                     

 

                     

 

Texto: Isadora Faustino
Fotografia: Philippe Simões

Quorum

 

TAGS

#Quorum #Restaurante #Fine Dining #Sabores de Portugal #Lisboa #Tiago Santos #Flavour #Roof Magazine

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE