Mirabilia

Entre o antigo e o contemporâneo.

Narrativas, moradas, exotismo. Antiguidades resgatadas do tempo e do espaço. Mãos de obra perdidas, novos usos, novas combinações. O extraordinário e o incomum. Tudo isto cabe no MIRABILIA, um projeto de design de interiores repleto deobjetos de diferentes idades e naturezas. Concebido por Alessandra Castelbarco Albani e com curadoria do estúdio PLUS ULTRA, é composto por produtos de design icónicas, peças de designers emergentes e objetos domésticos recuperados de armazéns empoeirados. É um lugar especial, uma coleção de raridades que estabelece novas relações com a mansão histórica onde se encontra. Foi escolhida pela sua variedade de espaços com forte poder evocativo e um carácter peculiar.

Ao percorrê-los, sente-se a presença do passado, as histórias da família Sforza, durante o século XV, as vicissitudes da família Della Rovere no século seguinte e o burburinho dos eventos da família Albani, no século XVIII. O projeto recupera o precioso equilíbrio entre as diferentes eras e faz do passado presente, em dez novos ambientes que capturam cenas da vida doméstica como se tivessem sido suspensas entre épocas distintas. Esta viagem no tempo e na arte pode ser feita a poucos quilómetros de Pesaro, em Itália, na Villa Imperiale. Originalmente construída no século XV, como uma mansão Sforza, a Villa foi ampliada e pintada no século XVI pela vontade dos duques de Della Rovere. Agora, vazia da sua função original, alberga uma verdadeira exibição de curiosidades raras. 

Fotografia: Giulio Dallatorre / Valerio Panella
PLUS ULTRA
Alessandra Castelbarco

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE