SINAL

O design ao serviço da comunicação.

Para comemorar os 100 anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal, a Casa do Design, em Matosinhos, convida-nos a recuar ao passado. SINAL é a primeira grande exposição centrada na relevância do design português e na sua relação com alguns dos principais media comunicacionais do século XX, com as entidades corporativas que fizeram bandeira e com os seus respetivos serviços. Fala da carta, da telegrafia e da telefonia.
Mas não só.

Da transmissão à rede, do equipamento à emissão e da mensagem à identidade, recuamos ao tempo da pagela, da emissão filatélica, do aparecimento da publicidade e da audaz propaganda. Ali, percebemos a importância da ilustração e do posterior design gráfico. Viajamos pela evolução do equipamento industrial, da comutação automática e chegamos ao boom da internet. Lá, é possível conhecer o telégrafo wireless de Marconi e relembrar o cartão SIM da Telecel. É como um retrato da evolução histórica, mecânica e tecnológica da vida quotidiana, ao mesmo tempo que se espelha o gradual desenvolvimento de correntes estéticas, meios técnicos e de alterações políticas e económicas que reconfiguraram os modelos de organização social do país. Temos acesso a uma importante parcela da história de todos nós e, sobretudo, ao conjunto das constantes facilidades e privilégios que as telecomunicações nos foram concedendo. A exposição estará patente na Casa do Design até ao dia 14 de julho.

Fotografia: © Mariana Ribeiro

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE