Loft Miraflor

A arte de renascer.

O tempo de ouro da era industrial do Porto já passou à História, mas deixou um importante legado que resiste até aos dias de hoje. Falamos de áreas da cidade que são deixadas ao abandono e condenadas a um destino menos risonho. Porém, em simultâneo, estas áreas funcionam como verdadeiros laboratórios urbanos que servem a arquitetura na esperança de uma nova vida. Daqui surge a oportunidade de experimentar e explorar novas tipologias e rumos arquitetónicos que só este tipo de contextos pode oferecer.

Em pleno coração do Bairro de Campanhã nasceu o Loft Miraflor, fruto de um projeto que procurou reabilitar e readaptar um armazém centenário tornando-o habitável. Para isto, foram consideradas algumas particularidades e especificidades do edifício, longo, estreito e duplo. Sem alterar a morfologia, o estúdio de arquitetura Alexandre Loureiro optou por desligar as seis caixas de madeira preexistentes entre as treliças do telhado, o que permitiu maximizar a área de interação social no rés-do-chão. Neste não há barreiras físicas entre as diferentes áreas. Já no primeiro andar encontramos os espaços privados. Entre este e o piso térreo assegurou-se uma comunicação vertical através de escadas helicoidais. Lá, tudo pode acontecer.

Fotografia: Alexander Bogorodskiy
Alexandre Loureiro Architecture Studio

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE