Pátio do Meco

Um lugar ao sol.

A Aldeia do Meco entrou no mapa turístico no início dos anos 70. Ficava, apenas, a meia hora da capital portuguesa, entre a Lagoa de Albufeira e o Cabo Espichel, mas eram poucos os que a conheciam. Na altura, viviam ali 600 pessoas. Não havia estradas, luz ou água. Em Lisboa, raros eram os que atravessavam o Tejo para conhecer a região, praticamente virgem. As praias eram ocupadas por pescadores e locais em busca de algas milagrosas. Depois de descoberta por olhos estrangeiros, sofreu uma transformação súbita no início dos anos 80, o que permitiu à Aldeia do Meco começar a receber turistas. Depois de longas décadas a viver do que lhes dava a terra e o mar, os habitantes começaram a transformar os seus galinheiros e barracões em quartos para alugar. Quem vinha procurava as praias com areal de perder a vista, o espírito de libertinagem e a discrição dos lugares que, na altura, ficaram famosos pela prática de naturismo.

Hoje, a pequena aldeia da Península de Setúbal, perto de Sesimbra, é conhecida, também, pelos restaurantes onde o marisco é rei. Inscrita no Parque Natural da Arrábida, oferece, ainda, bonitas praias de areia dourada e belas formações rochosas. É um destino de sonho para os amantes de aventura e frutos do mar. À medida que o fluxo turístico se alarga para lá do Tejo, a região transforma-se, assim, num espaço de fusão entre natureza e proximidade. É neste que se insere o Pátio do Meco. Lá, recria-se o passado para revitalizar o presente. Em pleno centro histórico da Aldeia, uma habitação unifamiliar do início do século XX deu lugar a uma moderna guest house que não esquece o legado da construção que lhe serve de morada.
(…)
Publicado na ROOF 20

Lá, oferece-se serenidade e a apatia obrigatória em tempo de repouso. A vida ganha tempo e o horizonte empurra o olhar para longe da azáfama além Tejo.

Texto: Mariana Ribeiro
Fotografia: Nelson Garrido
Pátio do Meco

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE