Studio DiDeA

Antica Birreria.

Palermo, Património Mundial da UNESCO. É o principal centro cultural, histórico e económico da ilha de Sicília. Enquanto exemplo de sincretismo sociocultural entre as culturas islâmica, ocidental e bizantina, gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. É lá que encontramos o novo projeto do Studio DiDeA. De uma loja de roupa nasceu um restaurante acolhedor, no rés-do-chão de um edifício residencial, em pleno cruzamento das duas principais ruas da cidade. O interior é amplo e repleto de luz natural. O nome Antica Birreria remete-nos, precisamente, para uma antiga cervejaria. Uma vez que o cliente já possuía vários restaurantes com este nome em Palermo, cujo design evoca as cervejarias do norte da Europa, fez sentido para o estúdio atribuí-lo ao novo restaurante.

O design de interiores privilegiou materiais nobres e quentes, como a madeira de carvalho, utilizada, sobretudo, na boiserie. Esta é interrompida por balcões estofados em mármore verde da Guatemala, por pavimentos com azulejos em xadrez e bancos estofados com couro verde, além de um candelabro em latão a contrastar com os restantes elementos de estilo industrial. As paredes foram revestidas com resina de cimento cinza e o teto, mais negro, expõe os sistemas e condutas. Os numerosos pilares no centro das salas dedicadas ao público foram camuflados. Bem à vista está o cuidado em manter o estilo nórdico dos restantes estabelecimentos Antica Birreria. Lá, para viajar, basta entrar.

Fotografia: © Serena Eller
Studio DiDeA

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE