Jefferson Rueda

A Par e Paço.



A paixão pela cozinha trouxe o chef brasileiro Jefferson Rueda a Portugal e uniu-o a um dos nomes maiores da gastronomia nacional, Tiago Bonito. Juntos combinaram talento para criar um menu onde o porco é a estrela. Sushi de papada de porco, barriga de porco fumada ou tartar de porco maturado foram alguns dos destaques na ementa. O encontro entre os dois chefs deu-se na segunda edição do evento “Par e Paço”, que decorreu no Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, em Amarante.





O que significa para si vir cozinhar a Portugal?

Sinto-me muito feliz por vir cozinhar a Portugal, é a terra do Porco. É poder compartilhar o que eu sei sobre as técnicas, mitos, manejos, tradições, com quem descobriu o Brasil e ir buscar o melhor da vossa experiência.



Como é que decorreu o processo criativo por trás do menu idealizado com Tiago Bonito?

O Tiago é casado com uma brasileira. Nessas idas e vindas ao Brasil, nos conhecemos e bateu uma química. Começamos a falar e a perceber tudo o que temos em comum, o respeito pelos ingredientes, as tradições e o olhar para o futuro.



Qual a importância deste tipo de iniciativas para a gastronomia nacional e internacional?

Cada vez mais o cozinheiro tem que compartilhar o que sabe e ser generoso. Temos um papel fundamental na transformação da alimentação das pessoas e desmitificar certos mitos e inverdades sobre a carne de porco.



Estes são momentos de aprendizagem?

Não só de aprendizagem, mas de partilha. Todos os dias aprendemos e ensinamos. Assim, vamos todos evoluindo.



No seu restaurante, a carne de porco é o ingrediente com mais destaque. Porquê esta carne em concreto?

Não é o ingrediente de mais destaque, mas, sim, a única proteína do cardápio… fora o porco tem legumes, vegetais, etc. Eu acho o animal mais democrático do mundo, você aproveita o animal do focinho ao rabo.



Tem projetos para o futuro que possa partilhar connosco?

Eu estou escrevendo um livro e viajando pelo Brasil todo, para contar a história do porco desde a descoberta do Brasil, sendo assim claro que vamos ter um capitulo dedicado aos nossos irmãos portugueses.



Jefferson Rueda
Tiago Bonito

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE