São Lourenço do Barrocal

O tempo de todas as coisas.



São Lourenço do Barrocal, Évora, 2019.

Esta é uma história que começa há mais de 200 anos. Precisamos de uma tecnologia ainda não inventada para rever todas as vidas aqui vividas. Ou então apenas das pessoas que fazem deste um lugar único, irrepetível, tranquilo. Das pessoas que nos contam as melhores histórias e nos apresentam a propriedade com um carinho que transparece em cada palavra. Atualmente propriedade de José António Uva, a oitava geração à frente da herdade, o São Lourenço do Barrocal faz-se de Alentejo, do bem receber, do respeito pela natureza e pelo tempo das coisas.





Aqui, anda-se a um ritmo diferente. Olhamos pela janela e vemos uma extensão de terra a perder de vista (são 780 hectares), de planícies pontuadas de oliveiras, azinheiras e de antigas e grandes rocha



José trabalhou na ideia deste hotel durante mais de uma década e foi assim que conseguiu fazer dele tudo aquilo que sempre quis. Um sítio bonito, pessoal, dos nossos dias, mas com toda a história que lhe está associada. O espaço que nos envolve foi reabilitado por Eduardo Souto de Moura (que ganhou o Leão de Ouro, na Bienal de Veneza, por este projeto) e o cuidado maior foi manter a simplicidade. De tal forma, que se torna difícil distinguir entre o original e o reabilitado.
Aqui, anda-se a um ritmo diferente. Olhamos pela janela e vemos uma extensão de terra a perder de vista (são 780 hectares), de planícies pontuadas de oliveiras, azinheiras e de antigas e grandes rochas.
(…)
Publicado na ROOF 20



Texto
Inês Mendes

Fotografia
Philippe Simões

São Lourenço do Barrocal


Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE