A casa do avô Martinho

Onde a arquitetura serve a memória.



Em plena Beira Alta, nas Terras do Demo de Aquilino Ribeiro, a COVO Interiores deu uma nova vida à casa do avô Martinho. O edifício, que data dos anos 40 do século XX, foi recuperado respeitando o lugar, a traça e os materiais. Dois pisos em granito, com janelas que se abrem à rua e à serra, dois quartos que anteveem o futuro e galinhas a percorrer o pátio. A aparência tradicional foi mantida e inspirada nas gerações anteriores. O espaço foi renovado com novas soluções e velhos princípios, mantendo a memória, conjugada agora com o conforto da vida moderna. Chão em cimento, paredes largas, granito e, acima de tudo, muita luz.





O bloco principal, a casa onde vivia o avô que regressou do Brasil, acolhe o espaço da habitação, dividido em dois pisos. O térreo, outrora reinado dos animais, deu lugar à sala de estar e à cozinha, divididas por uma caixa central em madeira de carvalho. O piso superior deu lugar a dois quartos. Já o edifício contíguo, onde o avô Martinho guardava os cereais e a pipa de vinho, dará lugar a um pequeno estúdio, o que possibilitará ao novo proprietário, designer de profissão, desenvolver o seu trabalho.





No interior da casa, predominam as cores claras e uma linguagem minimalista que contribui para a maximização dos limites construídos e para uma desobstrução visual do espaço que, por si só, é já bastante reduzido. A decoração, por sua vez, é plena em tons neutros, com apontamentos de cor musgo que remetem para a natureza envolvente, integrando a pertença ao povoado da aldeia do Touro, distrito de Viseu. No exterior também se manteve a intenção de respeitar, ao máximo, a origem, a memória e a envolvência. Ao lado da casa, existe um volume que resulta da junção de vários palhais. Agora, o anexo alberga a garagem e outras áreas técnicas, com um terraço aberto à Serra da Nave.




Esta é uma casa virada ao passeio público, estruturada pela importância da aldeia, integrada no casario, observando-o e convivendo com ele. Ali, reina a simplicidade, profundamente articulada com o espaço, as ruas e o conjunto edificado, tudo isto inserido de forma harmoniosa na geografia do lugar.


Fotografia: João Morgado
COVO Interiores


Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE