Casa do Arco

Uma janela para o mundo .



Escrever sobre a cidade de Ílhavo sem mencionar a Fábrica da Vista Alegre é quase impossível: é a guardiã da porcelana mais carismática e internacional do país e foi nela que Maria João Fradinho se inspirou para edificar a sua casa e local de trabalho. A fundadora do atelier FRARI procurou referências na arquitetura industrial de modo a materializar a moradia como um corpo uniforme, revestido por materiais metálicos, e onde o interior fosse independente do seu invólucro exterior. Por meio de um jogo de volumes, a Casa do Arco foi construída como uma verdadeira janela para o mundo.




Ainda que salte à vista por entre a malha urbana da Estrada das Oliveiras, segue a continuidade dos edifícios vizinhos, com a fachada a garantir o alinhamento com a consolidada preexistência. Porém, para a arquiteta Maria João Fradinho era importante garantir o processo de transição do espaço público para o domínio privado e assegurar a devida privacidade no interior, apesar de pretender alcançar a máxima exposição possível.
(…)
Publicado na ROOF 21 – VOLUMES




Texto: Mariana Ribeiro
Fotografia: Ivo Tavares Studio

FRARI

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE