Casa do Campo Lindo

Onde moram os sonhos.




Reset: restabelecer, repor no antigo estado ou em condições melhoradas; reimplantar ou instituir de novo; reformar, restaurar. Assim nos diz o dicionário e assim aconteceu no Largo do Campo Lindo, no Porto. Ali, a imagem urbana destoa face à restante malha da cidade, fortemente marcada por vivendas burguesas. Em pleno extremo norte do Largo, o edifício da Casa a quem empresta o nome desenvolve-se de gaveto com a rua da Igreja de Paranhos. O projeto inicial tinha como objetivo reabilitar esta que era, há já longas décadas, uma habitação concebida para albergar várias famílias, cujo edifício data do século XIX, e transformá-la numa moradia unifamiliar.






A Casa Campo Lindo não esquece a herança preexistente, mas acompanha a modernidade dos tempos que correm.





Agora, decorridos três anos de trabalho contínuo e concluído o projeto, a Casa Campo Lindo não esquece a herança preexistente, mas acompanha a modernidade dos tempos que correm. Apesar do seu avançado estado de degradação e adulteração, aquando do início do projeto, mantinha a maioria das características do edificado original, nomeadamente as paredes em alvenaria de granito, chãos sobre estruturas de madeiras, tetos em estuque e soalhos de madeira de riga. Outrora, o piso térreo tinha servido o setor do comércio.
(…)
Publicado na ROOF 23 – RESET



Texto
Mariana Ribeiro
Fotografia
João Morgado

Web
Pedro Ferreira Architecture Studio

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE