Casa São Lourenço





A CASA

Portugal faz-se de muitos pedaços de tudo: de uma costa recortada com praias de areia branca, de ilhas de um verde luxuriante, de rios, de paisagens planas, de montanhas. E é precisamente às montanhas que nos dirigimos, às rochas, à vegetação rasteira e às árvores que ladeiam as estreitas estradas que sobem a encosta e nos levam ao coração da serra. Deixamo-nos levar pelo caminho ziguezagueante, observamos as rochas enormes e o horizonte a perder de vista até chegarmos a Manteigas, mais precisamente à Casa de São Lourenço, o nosso destino. 






Aqui, privilegia-se o sentimento de estar em casa, de estar à vontade.

Foi no refúgio da encosta que este espaço renasceu, pelas mãos de João Tomás e Isabel Costa, depois de, noutra vida, ter sido uma Pousada de Portugal. Sentados numa das varandas com vista para a serra, respiramos mais fundo e tomamos consciência da altitude ao ver as casas minúsculas no vale. E é a partir daqui que abarcamos todo o cenário e tentamos condensar em palavras e imagens tudo o que conhecemos e descobrimos. Aqui, privilegia-se o sentimento de estar em casa, de estar à vontade, que passa, sobretudo, pelo acolhimento genuíno e autêntico de todos os hóspedes.  São apenas 16 quartos, pensados para proporcionarem uma vista única da serra envolvente (…).






A FÁBRICA BUREL
Isabel e João são dois exploradores da montanha. Fazer trails e caminhadas é, para eles, como respirar. Em 2010 descobriram a fábrica de burel de Manteigas e não conseguiram deixar que este pedaço de património e cultura se perdesse nos vincos do tempo. Assim, apostaram na recuperação da fábrica e nas máquinas e equipamentos tradicionais, os mesmos que eram utilizados quando a produção era feita à mão.
(…)
Publicado na ROOF 23 – RESET




Texto:
Inês Mendes
Fotografia:
Philippe Simões

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE