Exmo Hotel

Histórico e contemporâneo.



Há edifícios que transportam consigo muitas histórias e outras tantas vidas. Espaços que viram a cidade à sua volta crescer, transformar-se, pessoas vir e voltar, grandes acontecimentos e dias pacatos. É esta a aura do Exmo Hotel, um novo espaço na baixa do Porto, junto a edifícios icónicos como o Palácio da Bolsa ou o Hard Club (anterior Mercado Ferreira Borges).




Um dos principais objetivos do estúdio de arquitetura Floret, responsável pelo projeto de reabilitação do edifício, era que, ao entrar, quase não percebêssemos que a sua intervenção teve lugar. Por isso, as fundações principais foram a pré-existência, a sua traça e novo programa para ali destinado – depois de já ter sido residência, edifício de escritórios, armazém, recentemente um banco, o objetivo era agora ser hotel. Dada a boa conservação do espaço, os arquitetos puderam conceber um projeto pouco intrusivo, que acrescenta novos elementos tendo em conta a sua nova funcionalidade, mas de forma a permitir a reversibilidade, caso venha a ser necessário.
(…)
Publicado na ROOF 23 – RESET


Texto
Inês Mendes
Fotografia
Ivo Tavares Studio

Web
Floret

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE