Kolamba

Modernismo tropical.




O primeiro projeto da designer de interiores Annie Harrison, do Studio Fils, é um restaurante com sabores arrojados de uma pequena ilha do Sri Lanka. O Kolamba, em plena Kingly Street, na famosa área de Carnaby, em Soho, Londres, prima por um atendimento sem par. Lá, luxo significa servir bem o cliente. Aushi e Eroshan Meewella, fundadores do Kolamba, criaram um menu que desencadeia uma nostalgia muito particular. Remete para as reuniões de família e de amigos à volta da mesa. A ideia é evocar um senso de comunidade enquanto se degustam iguarias do Sri Lanka.






Quanto ao projeto de interiores, o trabalho desenvolvido pelo Studio Fils – em colaboração com os Meewella – é uma homenagem ao movimento “Modernismo Tropical” do arquiteto cingalês Geoffrey Bawa, cujas ideias sobre o design tradicional e modernista do país serviram de base ao conceito de interiores desenvolvido pela interior designer Annie Harrison, moldando a narrativa do espaço, tornando-o único. Ao contrário do ambiente sombrio da larga maioria dos restaurantes em Soho, o Kolamba é iluminado e arejado. Para isto muito ajuda a paleta de cores e os materiais usados no projeto – como o terrazzo, o betão, a madeira, o rattan, entre outros. Annie aproveitou ao máximo a descoberta dos ladrilhos de vidro para atrair a luz natural para a sala de refeições do piso térreo. A par disto, o uso de vegetação cria um ambiente tropical e, em conjunto com as áreas de assentos em betão – divididas por telas de madeira retorcidas –, permitem que a luz – e as plantas – tenham liberdade de movimento, dando vida ao restaurante. 





A pièce de résistance do espaço é o grande e robusto bar de cocktails em terrazzo. Inspirada no primeiro terrazzo em pequena escala criado para o projeto, Annie ordenou que o bar fosse feito com grandes pedaços de mármore verde-azulado, em resina branca, uma opção sustentável que encerra a paleta neutra e terrosa que caracteriza todo o Kolamba.





Texto
MR
Fotografia
Jamie Lau

Web
Studio Fils

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE