Niepoort

Do Douro para o mundo.

“A região do Douro é a mais bonita do mundo”. Assim afirma, com simplicidade, Dirk Niepoort, a quinta geração à frente de uma empresa de família – que veio da Holanda – profundamente ligada ao vinho desde 1842. É um carinho que transparece em cada palavra, tal como a vontade de fazer mais e melhor, de avançar, e dar a conhecer a região ao mundo. A Niepoort começou como uma empresa comerciante de vinho do Porto. Não tinha vinhas, eram-lhe trazidas as amostras do vinho feito logo a seguir às vindimas, faziam-se as compras e, ainda antes do verão, transportava-se o vinho do Porto para um armazém em Vila Nova de Gaia.

A Niepoort começou como uma empresa comerciante de vinho do Porto




1987 foi ano em que Dirk começou a trabalhar na empresa e, também, o ano em que foi adquirida a vinha da Quinta de Nápoles. Pouco depois, juntou-se a Quinta do Carril, ali perto. “Hoje em dia, temos 62 hectares no Douro. Compramos uvas, mas a vinificação é toda controlada por nós”, conta. Daí a importância da adega, construída em 2007, onde é levada a cabo uma produção que se quer o mais natural possível, onde não se extrai muito: “temos todo o equipamento necessário, mas, filosoficamente falando, acredito que menos é mais”.
(…)
Publicado na ROOF 23 – RESET




Texto
Inês Mendes
Fotografia
Philippe Simões

Web
Niepoort

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE