Sandbjerg Residence

Uma casa na ilha.




Viajamos até à Dinamarca para conhecer um projeto de um dos estúdios cuja filosofia de trabalho mais nos apraz. Falamos do Norm Architects. O atelier, com sede em Copenhaga e com 12 anos de existência, é conhecido pelo “Soft Minimalism” dos seus projetos holísticos. Estes, além de indiscutivelmente belos e intemporais, exploram a dimensão humana e emocional subjacente a cada trabalho, a cada cor e a cada material que lhes passa pelo crivo, da arquitetura residencial à direção de arte, passando pelo design industrial. Mas são os projetos residenciais, com base nas tradições do design escandinavo, que mais os desafiam, pela possibilidade de estabelecerem uma ponte entre a função e a longevidade do design residencial com espaços mais comerciais e mais narrativos.




Os projetos residenciais, com base nas tradições do design escandinavo, são os que mais os desafiam.


A Sandbjerg Residence é exemplo disso mesmo. Esta residência privada sofreu uma reforma interior que combina o charme de uma humilde casa de campo com uma certa sofisticação contemporânea. Situada na paisagem idílica da parte norte da ilha dinamarquesa da Zelândia (Northern Zealand), rodeada por prados e florestas, a casa encontra-se isolada num recanto de árvores que se abre para um jardim, semelhante a um parque, e que traz luz e ar à residência. O seu exterior pode ser descrito como uma verdadeira homenagem às tradicionais casas de campo da Dinamarca, com uma fachada de cor giz-acizentada, janelas envidraçadas, teto de palha e detalhes em granito. De dentro para fora, tudo é feito com recurso aos materiais naturais de origem local. Já no interior, há espaços equilibrados e aconchegantes, com detalhes cuidadosamente pensados e construídos sob medida.




O ambiente geral e o esquema de cores do exterior são importados para dentro da casa através de uma paleta de materiais palpáveis, táteis, em madeira e em pedra, e de têxteis de fibra natural e couros, combinando características de fazenda com o requinte exclusivo e elegante de uma residência contemporânea. Todos os materiais escolhidos para o interior são duráveis e de fácil manutenção, ganhando beleza com o desgaste e com o tempo. As superfícies, naturalmente belas e texturizadas, incluem paredes de carvalho e armários embutidos, além de móveis sob medida em carvalho escuro e fumado, ferro enegrecido e mármore Grey Thala. Destacamos, ainda, a sala de jantar, com chão em pedra, brilhante, paredes texturizadas e janelas panorâmicas do chão ao teto, além de uma escultural mesa de jantar, uma peça central magnífica. Projetada para satisfazer as necessidades de uma família ativa que, tantas vezes, recebe hóspedes, a propriedade inclui piscina e campo de ténis como anexos, além de uma estufa.


Texto
Mariana Ribeiro
Fotografia
Jonas Bjerre-Poulsen

Web
Norm Architects

Dentro e fora de portas, na ROOF – An IN & OUT Magazine percorremos o mundo para reunir as melhores propostas de arquitetura, interiores, design, cultura e lifestyle.

DESCARREGAR APP MOBILE